terça-feira, 11 de agosto de 2009

Atuar no Mundo...

Compartilhando algumas reflexoes...

Ontem, seguindo o maravilhoso ensinamento de preencher os espacos aos quais sou convidado a preencher (gratidao querida Jane Pessoa!), fui tomar um cafeh com a querida Leda Juliens e uma amiga belga que ela fez aqui no Sai Baba ha alguns dias, e tivemos um maravilhoso bate-papo sobre nossas questoes internas de crescimento! Gostaria, agora, de compartilhar com voces o que de mais proveitoso pude extrair desse importante momento.
Alem do caloroso e sempre informativo debate sobre o processo pessoal de cada um, o que me tocou mais e o que creio ser uma mensagem de meu amado Sathya Sai para mim, foi o que a amiga Ilse (a belga) realizou muito bem em determinado ponto da conversa, quando debatiamos sobre nosso papel no mundo, profissionalmente falando.

O que eu e Leda colocamos foi que, nao achando mais ser uma visao idealista mas sim realista a vida rotulada como "alternativa" e sustentavel, nao pretendiamos mais trabalhar para o que tambem rotulamos de "Sistema", "Sociedade de Consumo", etc., pois isso fere nossos valores, nao nos realiza nem nos traz felicidade, etc...

Mas o que a Ilse nos relembrou muito bem atraves do seu depoimento, foi o seguinte, segundo minha recordacao de suas palavras:
"Eu nao sei o que eh melhor para mim, mas eu creio que Swami sabe! Eu precisarei de emprego quando eu voltar, e o que eu farei eh pedir para Baba um emprego; e se o que pintar for um trabalho numa industria quimica, eu nao vou me importar com essa questao! Por que eu creio que Ele sabe o que eh melhor para mim, e eu confio que ele me guia. Voce ve, a quimica estah em tudo hoje em dia, neste copo, neste remedio, nesta comida, e eu posso tambem tentar contribuir por um mundo melhor atraves disso!
Na verdade, eh muito mais facil voce ir pro meio da floresta, e viver das frutas, e pescar, etc. e tentar realizar Deus dessa maneira (vida simples); o dificil eh voce estar no mundo contemporaneo, na cidade, no meio dessa confusao toda, e se focar no seu centro, em Deus dentro de si mesmo!"

Eu particularmente acredito tambem nessa visao de mundo, e para mim o caminho mais apropriado eh integrar as duas visoes, pois eu realmente tenho mais tendencia para o lado do "Ceu", e ela percebeu isso em mim, que tenho uma intuicao bem forte, sou bem introspectivo, porem muito aereo e sem muito peh no chao, o que todos sabem e concordei prontamente. Por isso acredito que Baba me manda sempre pessoas assim (como outras amadas amigas e amigos que tenho por ai, e logico, meus amados familiares) para me lembrar sempre de que meu "dever de casa" aqui eh a Integracao entre o Ceu e a Terra, e como aprendi na maravilhosa UNIPAZ, eh realizar a Alianca entre o Sagrado e o Profano, eh saber ouvir a boa e a mah noticia para nao me tornar um alienado; eh estar no mundo a partir do meu centro, como me relembrou ontem nossa amiga Ilse!

E depois disso, a Leda complementou muito pertinentemente que estamos, afinal de contas, na Kali Yuga ("Era da Escuridao", para os hindus), que representa a Era do Ferro na tradicao Grega, e o Apocalipse na tradicao Crista. Ela nos relembrou que esse eh, de fato, o tempo com as maiores OPORTUNIDADES para realizarmos o Divino em Nos, pois eh quando temos mais chances de trabalhar pelo Bem do proximo, temos mais chances de desenvolver nossa compaixao, e de entendermos que o Reino dos Ceus estah Dentro e nao fora de nos, do que em qualquer outra epoca!

Nesse momento nos 3 percebemos novamente (que exercicio eh vivenciar plenamente este Ensinamento..!) de que estah tudo certo e perfeito como Eh. Que nao temos controle algum e sofremos a vida toda tentando controlar o mundo externo, e que a Felicidade e Paz genuinas advem da Visao Interior e de como atuamos no mundo a partir de dentro.

Por isso, como bem foi colocado pela Ilse, nao compete a nos "Salvarmos o Mundo", pois ele eh perfeito do jeito que eh, O Processo eh perfeito do jeito que Eh!

Isso tambem me lembra outro maravilhoso ensinamento que a Leda me transmitiu sobre a Caridade. Ela disse que, segundo a tradicao hindu, eh um equivoco do nosso ego nos acreditarmos que estamos ajudando alguem! Nos somos incapazes de ajudar alguem alem de nos mesmos! Segundo essa tradicao, toda pessoa miseravel que "ajudamos" na verdade eh Deus que escolheu encarnar naquela forma para que tivessemos a oportunidade de exercitar a nossa compaixao, a nossa solidariedade, e que, em verdade, eh o "mendingo" quem nos ajuda a sermos caridosos; eh o "ladrao" quem nos ajuda a sermos desapegados; eh o "inimigo" quem nos ajuda a sermos piedosos!

Dah pra perceber que num nivel mais profundo de entendimento, todos desempenhamos papeis neste incrivel Jogo da Vida que eh o Mundo Manifesto, a Relatividade, a Dualidade, etc... por isso eu creio profundamente no ensinamento: "somos todos professores e alunos uns dos outros."

...Sim, continuo crendo que o planeta precise neste momento de mais exemplos praticos de um estilo de vida mais harmonico e integrado (como as Comunidades Auto-Sustentaveis com as quais pretendo trabalhar futuramente), mas tambem "Sim!", quando eu retornar precisarei de dinheiro para engendrar essa meta, e se o que der for trabalhar para uma publicidade do consumo, tentarei levar a minha Luz para esse meio e atraves desse trabalho, desempenhar com honra e consciencia o que me for permitido realizar pelo Grande Misterio.

Finalizando essa partilha, o recado recebido alegremente ontem foi:
"Nao importa onde voce esteja agora, tudo o que importa eh como voce estah Sendo neste exato Instante!"

Gratidao e Amor, por toda Eternidade...
--
Daniel Caixão
http://danielcaixao.multiply.com

"aMoR e aRTe PoR ToDa PaRTe!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar?
Fique à vontade...

:)