sábado, 15 de agosto de 2009

Sobre O Guru

Amados meus,

ha umas semanas atras fui presenteado com um maravilhoso livrinho, por uma amiga europeia que fazia Yoga (saiba mais!) comigo aqui num Centro de Yoga, perto do ashram de Baba.

Ao saber que eu iria visitar o ashram do grande mestre Ramana Maharshi (sim, conto essa mais tarde!), ela que tinha terminado a leitura desse livro de bolso, me ofertou-o para que eu conhecesse melhor os ensinamentos desse mestre.

Uma das partes que mais me tocou e que fala muito bem sobre como Sai Baba, Buda, jesus Cristo e todos os grandes mestres atuam na vida dos seus devotos, foi o capitulo THE SADGURU.

Selecionei alguns dos pensamentos deste capitulo para esclarecer um pouco mais para quem nao tem contato com o conhecimento vedico e com as tradicoes milenares da India, para que percebam melhor quao importante eh o papel do mestre, ou guru, na tradicao oriental (e o motivo pelo qual cheguei ateh aqui, que foi cantar para Sai Baba!)



"Sat-sang realmente significa associacao com o imanifesto Ser (Sat), ou existencia absoluta. Mas como muito poucos sao capazes disso, eles devem realizar a segunda melhor opcao que eh associar-se com o Ser manifesto, que eh o Guru. Associacao com sabios precisa ser feita por que os pensamentos sao muito persistentes. O guru jah transcendeu a mente e permanece em paz. Estar em sua proximidade ajuda a trazer nos outros essa condicao."

"O guru eh tanto externo quanto interno. A partir do exterior, ele dah um empurrao na mente para volta-la para dentro. A partir do interior, ele puxa a mente para se voltar para o Self (Atman para o hinduismo, o Eu Divino), e ajuda guiando-a. Esta eh a graca do guru. Nao existe diferenca entre Deus, Guru e o Eu Divino."

"O guru eh absolutamente necessario. Os Upanishads dizem que ninguem alem de um guru pode retirar um homem da selva do intelecto e das percepcoes sensoriais."

"O guru nao lhe traz a Auto-Realizacao. Ele simplesmente remove os obstaculos para que voce mesmo a alcance."

"Porque voce pensa que voce estah com um corpo, voce pensa que ele tambem tenha um corpo e que ele possa fazer alguma coisa tangivel a voce. O trabalho dele eh sutil e interno, no nivel espiritual."

"O guru irah com ele em sua propria trilha e depois gradualmente dirigirah ele para a trilha suprema, em seu momento oportuno de maturidade. Suponha que um carro esteja em alta velocidade. Para para-lo ou redireciona-lo repentinamente seguir-se-ia de desastrosas consequencias."

"Deus, que eh imanente, em sua graca se apieda do amavel devoto e se manifesta de acordo com o desenvolvimento do devoto. O devoto acha que ele eh um homem e espera um relacionamento entre dois corpos fisicos. Mas o guru, que eh Deus encarnado, trabalha a partir de dentro, ajuda o homem a ver o equivoco dos seus caminhos e o guia pela senda apropriada ateh que ele realize o Eu Divino dentro de si proprio."

"O guru eh nada alem do que o Eu Divino. Tayumanavar diz que Deus, o Eu Divino, surge como um homem para dissipar a ignorancia do homem, exatamente como um carneiro eh usado como isca para capturar um carneiro selvagem. Ele deve aparecer em um corpo para dissipar a nocao de "Eu sou o corpo" do buscador."

"O guru nao estando em uma forma fisica, seu contato continuarah mesmo apos sua forma fisica se esvanescer. Se um iluminado habita o mundo, sua influencia poderah ser sentida ou beneficiarah a todas as pessoas, nao somente seus discipulos imediatos."




Tambem a esse respeito, uma palavra bastante usada aqui no Ashram de Sai Baba eh o "Darshan", que segundo a Wikipedia significa:
"A palavra em Sânscrito é formada pela raiz "drś", "visão" ou "olhar". Seu sentido nos Vedas Hindu era justamente este, mas incluia o ponto de vista da visão de uma pessoa sagrada, ou a imagem, como uma realidade religiosa que trouxesse uma bênção especial."

Abracos fraternos, no Amor de Sai!
--
Daniel Caixão
http://danielcaixao.multiply.com

"aMoR e aRTe PoR ToDa PaRTe!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar?
Fique à vontade...

:)